terça-feira, 24 de novembro de 2009

Aristóteles e o movimento dos corpos

ARISTÓTELES E SUAS CONTRIBUIÇÕES




Aristóteles teve muitas contribuições em várias áreas do conhecimento humano. Destacam-se: ética, política, física, metafísica, lógica, psicologia, poesia, retórica, zoologia, biologia, história natural.

A lógica criada por Aristóteles mostrava o caminho correto para a investigação e o conhecimento. Isso foi um grande avanço para a ciência na época, mas tinha muitas limitações e acabou por retardar esses avanços.

QUEDA DOS CORPOS

Quando soltamos um objeto de certa altura, verificamos que ao cair, sua velocidade cresce, seu movimento é acelerado. Se jogar o objeto para cima, sua velocidade diminui gradativamente até se anular no ponto mais alto, o movimento é retardado.

Aristóteles, aproximadamente 300 anos antes de cristo, acreditava que soltando um corpo leve e outro pesado da mesma altura, seus tempos de queda não seriam iguais: o corpo mais pesados alcançariam o solo antes do mais leve. Por quase dois mil anos essa hipótese foi aceita sem que ninguém a contestasse. Um estudo mais aprofundado sobre a queda do corpo foi feito mais tarde por Galileu Galilei que provou que Aristóteles estava errado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário